24 março, 2008

e assim foi no princípio!



Por paradoxal que tal nos possa parecer, os duelos são coisas que por vezes se eternizam, ainda que algum dos seus protagonistas, em dado momento, se ache prostrado na terra , mortalmente fulminado. Por graça e génio de sergio leone, a eternidade cinéfila persiste no caso do duelo de morte entre lee van cleef e gian maria volonté, arbitrado por clint eastwood cena de "por um punhado de dolares mais" e que serviu de inspiração ao primeiro post deste blog, exactamente há um ano atrás, inaugurando-se a partir dele, toda a sequência que por aqui se vai mantendo viva ou já arquivada.

Ainda que seja gian maria volonté aquele que mais ficou a perder e aquele que prostrado e sujo de poeira, pelo resultado que sobre si se produziu, definitivamente encerraria o duelo em que arriscou, o que é certo é que o combate se acha eternizado na memória dos vivos, apesar do funesto resultado a que, necessariamente, conduziu.

Ora, um ano depois, diria que o blog aperguntacircular, nem é vencido nem vencedor e por isso não tomará partido por van cleef, nem por volonté. Diria que tal como o verdadeiro mediador, o blog continua e continuará como se fosse a personagem de clint eastwood, segurando um relógio com caixa de música, propiciando um justo enfrentamento, aguardando que um resultado se produza. E ainda que possamos manifestar simpatias por este ou aquele, o certo é que, mais tarde ou mais cedo, um disparo deflagrará e alguém no fim dele se achará vencedor e vencido.

Por agora e um ano depois, independentemente de revólveres e dos balázios, torna-se evidente que todas as felicitações serão bem vindas!

Obrigado.

1 comentário:

Célia Nóbrega Reis disse...

Meu querido António,

Vejo que o "interlúdio" se prendeu com o preparar do blog para um novo ano.

Valeu a espera pois está, graficamente, bastante melhor. A nível de conteúdo continua excelente, como sempre!

Como o tempo passa! Já um ano! A todos os que frequentaram o curso, e muito especialmente a ti, MUITOS PARABÉNS e que este seja apenas o primeiro ano do resto das nossas vidas.

Beijinhos a todos da

C