Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
pergunta circular constituí um mecanismo de questionamento dirigido à investigação do conflito subjectivo. Traduz-se em questionar o mediado sobre o que outrem poderá pensar dele a propósito de algo que define a sua posição ou é característico da sua personalidade. A pergunta circular foi o blog dos alunos que frequentaram o curso de mediação de conflitos do IMAP leccionado na cidade do Porto entre 12 de Março a 01 de Maio de 2007. Para o bem ou para o mal da mediação.
2 comentários:
O que é Mediação de Conflitos?
Basicamente, pode-se dizer que a mediação é uma forma de lidar com um conflito, através da qual um terceiro (o mediador) ajuda as pessoas a comunicarem melhor, a negociarem e, se possível, a chegarem a um acordo.
A mediação é um processo orientado a conferir às pessoas nele envolvidas a autoria de suas próprias decisões, convidando-as à reflexão e ampliando alternativas. É um processo não adversarial dirigido à desconstrução dos impasses que imobilizam a negociação, transformando um um confronto em colaboração. É um processo confidencial e voluntário no qual um terceiro imparcial facilita a negociação entre duas ou mais partes onde um acordo, mutuamente aceitável, pode ser um dos desfechos possíveis.
A definição do processo de mediação de conflitos está directamente relacionada à orientação teórica de seu autor.
• Alguns autores enfatizam a resolução de conflitos, então a Mediação seria uma forma de resolução de conflitos.
• Outros destacam o acordo entre as partes, de tal forma que a Mediação teria como objectivo principal o acordo.
• Outros, ainda, ressaltam a comunicação; logo, a Mediação seria um meio de proporcionar uma melhor comunicação entre as pessoas em conflito.
• Há aqueles que salientam a transformação, de maneira que a Mediação transformativa é mais enfatizada, não importando se as pessoas chegam a um acordo ou não.
O processo de mediação é complexo, podendo comportar os conceitos de “resolução de conflitos”,“acordo”, “comunicação”, “transformação”. Não deve ser visto, porém, de forma simplista, atado, apenas, a um desses conceitos.
A definição de mediação também se enquadra como espaço de criatividade pessoal e social, um acesso à cidadania.
A mediação encontra-se num plano que aproxima, sem confundir e distingue, sem separar.
Isabel Pinto
Caríssima isabel:
uma vez que já te encontras registada no blog, podes perfeitamente publicar este mesmo texto, não apneas como um comentário, mas sim como um texto publicado na página principal do blog e sobre o qual, todos poderão comentar.
para tal, basta que efectues o log in em "new blogger" na página www.blogger.com, e aceite o teu log in, aparecerá uma nova janela onde deverás selecionar "new post". Seguidamente, numa nova janela, terás a possibilidade de escrever o texto em questão e no fim clicarás em "publish" e não será necessário mais...
Ficaríamos contentes se, por exemplo o texto que publicas ao lado, ficasse disponível directamente, para comentários dos restantes colegas!
Enviar um comentário